Marketing Olfativo: o poder do cheiro!

O objetivo do marketing olfativo é estimular as experiências e as ações dos consumidores através da introdução de aromas agradáveis no local de venda.

Desde a Antiguidade já se utilizava o incenso em rituais de purificação ou com fins terapêuticos.

O marketing olfativo, é um conceito introduzido em 1973 por Philip Kotler que lançou a ideia de marketing olfativo ao considerar os estímulos do ambiente, como os odores, como ferramentas do marketing capazes de estimular a compra. Essa é uma ação de marketing que começou a se fortalecer por volta dos anos 2000.

Os Estados Unidos foram os primeiros a utilizarem essa estratégia. Na época, os cassinos recebiam aromas para prender os jogadores e apostadores nas casas, sendo que isso acontecia principalmente em Las Vegas.

Hoje é comum a aromatização de espaços e a criação de perfumes exclusivos para caracterizar marcas e induzir estados de alma.

Difusor de Aromas – Chá Branco 250ml da marca De La France.

Porque o marketing olfativo é tão eficiente?

Os aromas trabalham no nosso sistema límbico e nas células nervosas. Essa é a área responsável pelos nossos comportamentos na sociedade e emoções, logo, também tem forte atuação nas nossas preferências e hábitos de consumo.

Diante disso, a indústria começou a estudar cheiros para desenvolver fragrâncias que tivessem efeito positivo nos consumidores.

Quando os aromas são estrategicamente utilizados, eles são capazes de aguçar e despertar memórias, sentidos e sensações. Essa ligação emocional entre consumidor e uma marca é fundamental para trabalhar a lembrança do negócio.

Difusor de Aromas – Lavanda 250 ml da marca De La France.

Afinal, quais fragrâncias utilizar na minha loja?

Antes de qualquer coisa, você precisa considerar o segmento da sua loja para identificar a essência mais adequada e quais sensações quer despertar no seu cliente!

Para ajudar na sua escolha, a De La France tem Difusores de Ambientes com fragrâncias incríveis e que perfumam de maneira prolongada, garantindo conforto e bem-estar.

Abaixo segue as opções disponíveis no nosso site:

Lavanda – Com sua fragrância clássica e inconfundível, o aroma de Lavanda transmite tranquilidade e conforto. Capaz de auxiliar em manter um ambiente pacífico, essa fragrância delicada e inspiradora promove bem-estar físico e emocional. Relaxe e aproveite!

Chá Branco – Uma das fragrâncias mais sofisticadas, o aroma Chá Branco perfuma de forma sútil e equilibrada devido a suas notas suaves. Ideal para quem deseja transmitir toda a elegância do ambiente com um perfume atemporal que dificilmente desagrada, tornando-se também uma excelente opção para presentear quem você ama.

Verbena – Com seu aroma cítrico e purificante, semelhante ao capim-limão, a Verbena é uma planta medicinal relacionada a funções relaxantes e pode ser aliada ao combate a insônia. Refrescante, é um aroma ideal para os dias de verão, que acalma e possibilita um ambiente de ternura. Um aroma aconchegante, que vai tornar-se indispensável para complementar o bem-estar.

O marketing olfativo é uma estratégia utilizada para que, por meio da aromatização adequada, seja possível tanto vender mais, quanto despertar sensações e sentimentos positivos nos clientes.

Em ações de experiência de consumo, focar na qualidade da vivência do consumidor é fundamental, sendo que o olfato pode ser uma excelente ferramenta para isso.

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